Nome:
Localização: Castelo Branco, Portugal

Escola Básica do 1º Ciclo do Centro Social Padres Redentoristas de CasteloBranco Alunos do 3ºAno de 2006( 4ºAno no Anolectivo 2006/2007),dos professores João Freire e Pedro Milheiro.

2006-03-11


A Fonte Santa de S. Luís, são umas termas rudimentares que distam de Castelo Branco cerca de 5 quilómetros, e pertencem segundo apuramos, à Família Beato de Escalos de Baixo. O edifício, como se pode ver, está muito mal tratado e praticamente abandonado. E, tal como refere M. Lopes Marcelo em Novos Guias de Portugal, Editorial Presença, Lisboa 1993 " o aproveitamento das águas termais ... tem sido muito rudimentar e nada de acordo com as características e qualidades terapêuticas das suas águas".
Indicada para tratamentos cutâneos e reumatismais, estas Termas são um património completamente abandonado. Apelamos aos proprietários e aos organismos da saúde que os possam apoiar, se por acaso lerem estas linhas, que não deixem destruir por completo este bem, que apesar de privado, pode ter uma grande utilidade pública. Já em 1892 , pelas leituras que fizemos, ali se tomavam banhos termais, apesar de não existir ali, segundo José Lopes Dias, nenhum balneário " e os banhos eram tomados em um pequeno tanque...água aquecida ao ar livre em vulgares caldeiras de cobre..."
João Freire

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se as propriedades da água forem comprovadas por análises laboratoriais, os seus proprietários podem ser donos de uma grande fortuna.
Nas termas de monfortinho, por exemplo, toda a economia local, gira á volta das propriedades terapêuticas da água.

6:18 da tarde  
Blogger patrimonio said...

Segundo pudemos investigar estas termas têm análises laboratorias,desde a década de 40 do século XX

8:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ficaram engraçadas as fotos com o presidente da Junta De Freguesia.Ainda bem que ele nos deu o dinheiro para podermos fazer os panfeletos.

5:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá,chamo-me António e ando outra vez a visitar o blog.Gostei da fotografia com o Presidente da Câmara onde também está o professor Pedro e os colegas: Bárbara, Mariana Martins e o Gonçalo.Adeus e até à próxima.

9:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home