A Fonte Santa de S. Luís, são umas termas rudimentares que distam de Castelo Branco cerca de 5 quilómetros, e pertencem segundo apuramos, à Família Beato de Escalos de Baixo. O edifício, como se pode ver, está muito mal tratado e praticamente abandonado. E, tal como refere M. Lopes Marcelo em Novos Guias de Portugal, Editorial Presença, Lisboa 1993 " o aproveitamento das águas termais ... tem sido muito rudimentar e nada de acordo com as características e qualidades terapêuticas das suas águas".
Indicada para tratamentos cutâneos e reumatismais, estas Termas são um património completamente abandonado. Apelamos aos proprietários e aos organismos da saúde que os possam apoiar, se por acaso lerem estas linhas, que não deixem destruir por completo este bem, que apesar de privado, pode ter uma grande utilidade pública. Já em 1892 , pelas leituras que fizemos, ali se tomavam banhos termais, apesar de não existir ali, segundo José Lopes Dias, nenhum balneário " e os banhos eram tomados em um pequeno tanque...água aquecida ao ar livre em vulgares caldeiras de cobre..."
João Freire
4 Comments:
Se as propriedades da água forem comprovadas por análises laboratoriais, os seus proprietários podem ser donos de uma grande fortuna.
Nas termas de monfortinho, por exemplo, toda a economia local, gira á volta das propriedades terapêuticas da água.
Segundo pudemos investigar estas termas têm análises laboratorias,desde a década de 40 do século XX
Ficaram engraçadas as fotos com o presidente da Junta De Freguesia.Ainda bem que ele nos deu o dinheiro para podermos fazer os panfeletos.
Olá,chamo-me António e ando outra vez a visitar o blog.Gostei da fotografia com o Presidente da Câmara onde também está o professor Pedro e os colegas: Bárbara, Mariana Martins e o Gonçalo.Adeus e até à próxima.
Enviar um comentário
<< Home