Nome:
Localização: Castelo Branco, Portugal

Escola Básica do 1º Ciclo do Centro Social Padres Redentoristas de CasteloBranco Alunos do 3ºAno de 2006( 4ºAno no Anolectivo 2006/2007),dos professores João Freire e Pedro Milheiro.

2006-03-05



Engenho que servia para tirar a água do poço de forma manual. A vara na vertical, tinha um balde que era mergulhado na água. Depois de cheio, devido aos pesos em pedra que estavam na extremidade da outra vara, o balde vinha à superfície, sem ser necessário ao homem dispender esforço para trazer o balde à superfície.

J.Freire

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É isto uma picota?!? Que fixe!

1:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lembro-me de ouvir o meu pai falar da picota ou cegonha,como lhe chamava, porque a sua forma fazia lembrar uma cegonha. A picota servia para extrair agua de poços para a rega e era de todos, sem taxas nem impostos!!

4:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei muito do que vi que ainda, não conhecia.

7:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei muito da fotografia da picota e gostava que aparecesse também uma fotografia que tirei com alguns dos meus amigos.

8:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu gostei muito da nossa pagina ...






Joao Miguel Nunes
Veloso 3B

8:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu gostei muito da página porque fala de esgenhos antigos e que eu acho interessantes.

João Paulo Sanches

9:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns aos alunos por terem professores que fazem mais que a sua obrigação.
Até eu, que da vossa escola, só conheço a fachada principal, aprendi imenso com a vossa visita de estudo.
Obrigada

9:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei muito da nossa página.~E também gostei muito de ver a picota, pois não conhecia nenhuma.

Beatriz Aragão

7:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A água é um bem essencial para a vida.É usada para beber,para a higiene e para a agricultura.A presença árabe trouxe as noras e as picotas.As noras são engenhos movimentados por um animal que anda em volta do poço.Os alcatruzes é que transportam a água.As picotas são movidas pelo homem e recolhem a água num balde.Este tema da água para abrir o nosso blog foi uma boa escolha,
porque a água fundamental para
o homem e para todos bos seres vivos. Adeus!

9:56 da tarde  
Blogger yanmaneee said...

retro jordans
supreme outlet
nike air max 270
golden goose outlet
supreme hoodie
balenciaga sneakers
cheap jordans
yeezy 500
yeezy boost 350 v2
michael kors factory outlet

5:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu sei onde vives João Miguel Correia Alves. Tás avisado boy

4:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home